Aguarde...

Benvindos Benvindos

História

O território que compõe a actual freguesia da Sabacheira foi habitado desde épocas remotas, como comprovam os inúmeros vestígios pré-históricos aqui encontrados, como é o caso das antas.

Pensa-se que a Comenda da Sabacheira, nos territórios do Castelo de Tomar, tenha sido criada antes de 1410 (Amorim Rosa, 1988, p. 74). Era uma Comenda destinada aos heróis de África e em 1544 estava avaliada em 200 mil réis.

Grande parte do povoamento realizou-se através da instituição de casais, tendo sofrido, ao longo dos tempos, diversas anexações e desanexações de lugares importantes no seu desenvolvimento. Em 1550, a freguesia incluía áreas que atualmente não lhe pertencem, como é o caso de Formigais.

De fato, num documento do século XVI, Formigais ainda surge referido como uma povoação de Sabacheira: «(...) começa à Fonte do Açorrague que é ao Vendaval e daí se vai pela estrada que vai para Formigais, até aos lavradios de João das Maçãs e daí atravessa a ribeira de Ourém que é ao poente, e vai pela dita estrada sempre águas vertentes até ao Vale Meão e daí se vai direito à Ribeira de Formigais que é ao aguião, e daí pela dita ribeira acima, pelo meio da água até à foz do ribeiro ou Quebrada e até daqui onde começou, parte com o termo de Vila Nova de Ourém».

Pelos registos de D. João III de Portugal era comenda de Simão de Sousa de Almeida e tinha uma igreja de Santa Maria do Vale Sancho.

Como freguesia foi criada no final do século XV, em territórios que antes faziam parte das Areias. Do seu território foi desanexada no século XVII a freguesia de Formigais, que passou a pertencer ao concelho de Ourém em 1840.

 

DESANEXAÇÃO DE FORMIGAIS

Em 1701, Formigais foi desanexada de Sabacheira e formou-se como freguesia.

No século XVIII, esta freguesia era uma comenda da Ordem de Cristo que era delimitada pela comenda da Mesa Mestral. As comendas eram territórios atribuídos a eclesiásticos ou cavaleiros de ordens militares, como reconhecimento de serviços prestados. A comenda de Sabacheira foi concedida aos religiosos do Convento de Cristo, englobando, na altura, as seguintes aldeias: da Sabacheira à aldeia da Comenda, incluindo passo e celeiros; aldeia do Furadouro; aldeia de Chão de Maçãs, aldeia de Monchite; aldeia do Vale Meão; aldeia de Vale de Lobos e a respectiva quinta; aldeia de Cassinheira; aldeia de Chão del Conde; e aldeia do Suimo.

Em 1840, Formigais deixou de pertencer ao território de Tomar e passou para o concelho de Ourém. No entanto, quanto à jurisdição religiosa manteve-se ligada à Sabacheira até 1956, altura em que passou para a Diocese de Leiria-Fátima.

 

TOPÓNIMO

Segundo a tradição, o topónimo da freguesia teve origem numa qualidade de uva que era aqui cultivada. Quando as pessoas provavam estas uvas diziam: “Sabe e Cheira”. Foi esta expressão que resultou no vocábulo Sabacheira.

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.